sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Abre Alas - Exposição de fotografias na ALERJ

A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) e a Agência O Globo apresentam, a partir do dia 3 de fevereiro, a exposição “Abre Alas”, com fotografias e uma seleção de músicas que contam a história do carnaval carioca. As 32 fotos do acervo da agência formam um mosaico de imagens dos foliões, dos blocos de rua e dos movimentos, como os ranchos e os cordões, que deram origem aos festejos de momo. “Vamos proporcionar uma viagem no tempo aos visitantes que vierem ao Palácio Tiradentes. Trata-se de um trabalho de História minucioso sobre a maior festa popular do Brasil e que mostra, desde a década de 30, com muita graça e verdade, a espontaneidade do nosso povo”, destaca o presidente da Alerj, deputado Paulo Melo (PMDB).

O objetivo da exposição é revelar, através de imagens, aspectos do carnaval carioca que não estão associados ao universo dos grandes desfiles oficiais das Escolas de Samba. De acordo com a Gerente da Agência O Globo, Flávia Campuzano, o foco da exposição é o carnaval de rua. "Com um acervo muito amplo, procuramos mostrar como as primeiras manifestações espontâneas, que deram origem ao carnaval como conhecemos hoje, foram surgindo nas ruas e salões da cidade, desde a década de 30”.

"Abre Alas" apresenta a história do carnaval em dois momentos: em 14 painéis estarão expostas 32 imagens do período compreendido entre as décadas de 1930 a 1980; e uma apresentação em slideshow terá como foco o carnaval de rua da década de 90 até os dias de hoje.

O público terá também à sua disposição dez aparelhos de mp3, para ouvir uma seleção de 13 das principais marchinhas de todos os tempos.

A exposição “Abre Alas” acontecerá no Salão Nobre do Palácio Tiradentes, na Rua Dom Manuel, s/nº, Centro do Rio, de segunda a sexta-feira, das 10 às 17h, e aos sábados, domingos e feriados, das 12 às 17h. O acesso para cadeirantes é pela Rua Dom Manuel, s/n°, pela Praça XV. A mostra fica na Alerj até 31 de março.

SERVIÇO:
Uma exposição sobre o carnaval de rua com fotos do acervo da Agência O Globo e marchinhas de sucesso da década de 30 até hoje.
Visitação de 03 de fevereiro a 31 de março
De segunda a sábado - 10h às 17h / Domingos e feriados - 12h às 17h
Palácio Tiradentes - Salão Nobre. Rua 1º de Março, s/nº - Praça XV - Centro.
Entrada Franca.
Rampa de acesso para pessoas com deficiência: Rua Dom Manoel, s/nº - Praça XV.



Abre Alas - Exposição de fotografias na ALERJ from Delfim Freitas on Vimeo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário